top of page

Davi de Carvalho e a Marchetaria

O primeiro a ter contato com a Marchetaria foi seu avô, que frequentava as feiras livres de artesanato em São Paulo. Seu principal interesse era o entalhe em couro, já que era sapateiro. Mesmo assim, durante suas andanças pelas feiras, conheceu alguns estrangeiros, principalmente da Turquia, que traziam marchetados geométricos. 

Sua mãe teve contato com a técnica, e, interessada, resolveu aprender mais, acabando, assim, por desenvolver seu próprio método para marchetar. Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente com a arte, fez questão de passar seus conhecimentos aos filhos.

Quem deu início aos trabalhos própriamente ditos, com a confecção de peças, foi seu irmão mais velho, Luiz Gonzaga. Davi, tentou acompanhar seu irmão, mas com pouco sucesso. Resolveu, então, estudar Ilustração, formando-se pela Quanta Academia de Artes.

Em 2009, perto do nascimento de seu primero filho, resolveu tentar mais uma vez, e começou na marchetaria com trabalhos geométricos, como aqueles que seu avô conheceu. Posteriormente, desenvolveu sua própria técnica de marchetados como se fossem vitrais, tendo feito quadros religiosos e várias outras peças. Desde então, pesquisa novos materiais e novas formas para aplicação, além de buscar na história da Marchetaria técnicas antigas, fazendo com que o trabalho final seja uma peça única e exclusiva.

Algumas de suas peças podem ser vistas neste site, na seção "Trabalhos".

Desde 2009, Davi adotou a Marchetaria como profissão, mesmo sabendo que é um ramo de difícil reconhecimento, principalmente no Brasil. Apesar das dificuldades, se dedica integralmente à arte.

Além da Marchetaria, Davi trabalha também como ilustrador, tendo recentemente feito a capa de um livro, além de outros trabalhos. 

Davi de Carvalho nasceu em São Paulo, em 1976. Desde criança, demonstrou interesse pelas artes manuais, até que, por volta de 1986, a técnica da Marchetaria foi introduzida na família pela sua mãe, uma das primeiras mulheres a trabalhar como marceneira no estado. 

bottom of page